Scroll Top

A indústria do plástico em tempos de pandemia

A relevância da automação industrial frente aos índices positivos do setor.

No período da pandemia, houve queda significativa na produção da indústria do plástico, por conta da redução geral de consumo. Porém, para algumas empresas, a demanda por itens descartáveis ou de limpeza, para evitar a disseminação do vírus, trouxe aumento da produção, em especial para os segmentos que fabricam produtos como embalagens, copos, pratos e talheres descartáveis, por exemplo. Acompanhando essa tendência, parte das empresas de injeção plástica visam ampliar seus investimentos em automação, muito por conta de dificuldades e custos para gerir a mão-de-obra no período.

Segundo pesquisa realizada com empresas do setor, através de questionário feito julho de 2020 pela revista Plástico Industrial, 16% das empresas entrevistadas pretendem investir em automação, tendo como maior motivo compensar problemas futuros com mão-de-obra.

Acompanhando o aumento nos investimentos com automação, a G3 Automation está traçando novas estratégias para atender a demanda por robôs manipuladores, sejam laterais ou cartesianos. Por consequência, novas contratações e a implementação de melhorias para refinar os processos produtivos estão sendo colocadas em prática, visando suprir o setor em consonância com a urgência que o período requer.

Imagem de Klaus Hausmann, do Pixabay

Momentos críticos acabam criando não somente obstáculos, como também oportunidades para a implementação de melhorias. A forma como a indústria e o comércio estão passando a se organizar para garantir sua sobrevivência mostra como as empresas com maior preparo, ou seja, que já praticam ações consideradas inovadoras, estão em vantagem em relação à concorrência que não procurou se adaptar.

A indústria 4.0, a automação de forma geral, o marketing digital e as novas práticas de trabalho (home office, reuniões por videoconferência e assistência remota, por exemplo) são elementos substanciais para enfrentar dificuldades e, principalmente, alcançar o patamar de competitividade esperado no contexto atual.

Com a constante adoção de medidas conectadas com as novas exigências do mercado, a G3 Automation está preparada para transpor desafios.

Posts relacionados

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.